sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ANTÔNIA PIRES GALVÃO DE GÓES



 Antonieta, como era mais conhecida.Nasceu aos 13 de junho de 1931 no povoado Bulhões, município de Acari-RN, terra de Nossa Senhora da Guia. Sendo a 11° filha dos doze descendentes do casal Leônidas Pires Galvão e Teresa Alice de Medeiros.
        Teve seus primeiros ensinamentos na implicidade e aconchego de seu lar no sítio em que morava. Cresceu vendo seus irmãos mais velhos serem alfabetizados e nesta convivência aprendeu precocemente a ler. Relembrava algumas vezes de admissão para o curso ginasial no Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Obtendo para surpresa de alguns a 1° colocação no referido exame. Terminado o curso ginasial, levavam em sua bagagem sonhos de uma adolescente crescida, como também saudades de um grande aprendizado. A seguir deu início em Caicó-Rn, o curso de Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Santa Teresinha, concluindo no ano de 1950. Cultivaram nesta época, amizades e randes
recordações e adquiriu assim, valores e maiores conhecimentos para sua futura carreira profissional.Jovem inteligente e bastante prendada retornou a Acari e assim deu início a sua vida profissional como professora primária nos anos de 1951 a 1952. Falava desta 1° experiência com um carinho todo especial. No período de 1955 a 1964 passou a lecionar na Escola Normal desta cidade.
         Por incentivos de amigos, candidatou-se a vereadora nas eleições de 1962 pelo Partido Social Democrático-PSD, obtendo 105 votos e tendo sua breve participação no cenário político Acariense. Foi diplomada pelo então Juiz Eleitoral, Dr. Mário Nóbrega de Araújo para exercer o mandato a partir de janeiro de 1963.

     Tornou-se funcionária Pública Federal pelo Ministério do Exército no ano de 1953 na função de Auxiliar de Escritório em Gargalheiras. Passando a exercer serviços de Contabilidade e Tesouraria de 1955 a Abril de 1965. A partir de maio deste mesmo ano, foi transferida a seu pedido para o DNOCS de Cruzeta-RN.

        Retomando uma paixão vivida em sua juventude com o jovem Pedro Etelvino de Góes, em 15 de julho de 1964, casou-se com este cruzetense. Desta união nasceram Maria Dolores e Petrônio Góes. Dolores que tem como esposo Marcos Romão, tendo como filhos:PETRUS, POLLYANNA, OHANA e JULIANA. Petrônio que tem como esposa Alvanete e desta união nasceram: Pedro Neto, Paulo e Daniel. Exerceu com dignidade seu papel como primeira dama de Cruzeta por duas vezes.
       Esposa de um homem virtuoso e bem conhecido na região, profissional bastante respeitado e dedicado aos seus trabalhos como odontólogo em sua terra, como também em Acari e cidades circunvizinhas
FONTE – CAMÂRA MUNICIPAL DE ACARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário